domingo, 30 de outubro de 2011

CASCAVEL - PARANÁ


Estive na belíssima Cascavel para mostrar aos jovens filhos dos associados da COOPAVEL, as vantagens do cooperativismo, e para isso me servi das leis da natureza. Foi perfeito! O universo contribuiu de forma implacável e significativa.
Durante a palestra desceu um temporal que deixou a região sem energia, me senti, a princípio, em pleno caos. Ficamos literalmente no escuro e sem o ferramental necessário para executar de forma apropriada o trabalho proposto. Foi um aprendizado e tanto para mim e para eles. Eles teriam que acreditar em minha palavra. Não podia mais contar com os slides para dar credibilidade ao que estava sendo dito. Comprovamos com isso o quanto é importante a confiança, pilar fundamental do cooperativismo.
A natureza nos sensibilizou para outro quesito de extrema importância: a parceria, razão de ser da cooperativa. Precisamos um do outro, não somos nada sozinho. O nosso papel é reforçar os laços que nos une e buscar uma relação de perfeita harmonia. O contrário é devastador, isso ficou claro assim que saímos da sala: árvores arrancadas, estruturas metálicas retorcidas, painéis destruídos etc.
E outra lição que a natureza nos presentiou foi comprovar o quanto somos vulneráveis. Uma simples descarga elétrica altera completamente o resultado do nosso trabalho.
Confesso que vivi momentos de puro extase e de muita adrenalina. Jamais havia trabalhado em situação tão adversa e no entanto, tão rica em aprendizado. Adorei!
Valeu moçada pelo carinho e pela paciência. Seremos eternos parceiros rsrs
Forte abraço
Pachecão

sábado, 29 de outubro de 2011

ALUMÍNIO - SÃO PAULO


Meus queridos amigos, Professores da Rede de Alumínio, fiquei imensamente feliz pelo fato de ter participado do Congresso de Educação ocorrido aí. Espero que minha contribuição tenha sido significativa. Tentei compartilhar com todos vocês o que representou para mim a sala de aula. Foi nela que me descobri gente. Quando aluno, aprendi na convivência com os meus colegas de turma e com os meus professores o que foi de mais vital em minha vida: aprendi a ler as outras pessoas, a me encaixar em tribos, a distinguir os amigos verdadeiros dos passageiros... Fui inspirado a continuar estudando sozinho o que deixei de aprender dentro dela, mas que me chamou muito a atenção: Física, Química, Matemática e Filosofia também.
Como professor, aprendi que no mundo só tem dois seres: pessoas e coisas. Para ter acesso as coisas é só falar com as pessoas. Portanto, é preciso gostar de gente, entender de gente e ter paciência com gente. Meus alunos me capacitaram para esse grande desafio. Construí a minha vida com eles.
Amem os seus alunos e permita-os que eles vos amem também. Sejam bondosos, carinhosos e pacientes, eles são diamantes em processo de lapidação.
Obrigado a todas as professoras que encontrei em Sorocaba e que sugeriram meu nome para esse encontro. Papai do Céu vos abençoe. rsrs
Forte abraço
Pachecão

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

SÃO PAULO - IVECO


Amigos da IVECO, vivi momentos de intensa alegria na companhia de todos vocês. Tudo nesse mundo é possível, é tão verdade que eu consegui vender Física para os meus alunos, adolescentes inquietos e desfocados deste objetivo. Se eu consegui isso, qualquer coisa pode acontecer nessa terra. O mundo é nosso!!! É dos loucos!!!
Acreditem e nunca reclamem!
Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vida. Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ele nos deixaria aleijados. Nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido. Nós nunca poderíamos voar e sequer realizaríamos nossos objetivos.
Eu pedi força... E Deus deu-me dificuldades para fazer-me forte.
Eu pedi sabedoria... E Deus deu-me problemas para resolver.
Eu pedi prosperidade... E Deus deu-me cérebro e músculos para trabalhar.
Eu pedi coragem... E Deus deu-me obstáculos para superar.
Eu pedi amor... E Deus deu-me pessoas com problemas para ajudar.
Eu pedi favores...E Deus deu-me oportunidades.
Papai do céu sabe o que é melhor para todos nós.
Obrigado Jeferson, Anderson pela indicação e pelo convite. Os amigos são a forma de Deus cuidar de nós. Uhuuuuu!!!
Forte abraço
Pachecão

ARCOS - MINAS GERAIS


Estive em Arcos e revi alguns amigos que fiz nessa caminhada de professor e palestrante. Participei de um evento que foi promovido pelos parceiros da Associação Comercial e Empresarial de Arcos – ACE e pela Escola Técnica de Formação Gerencial – ETFG.
Encontrei lá empresários, professores, profissionais liberais e alunos da ETFG. Conversamos sobre o jeito de ser da natureza, como ela se comporta e quais são os seus segredos. De posse dessas informações podemos construir de modo semelhante o nosso mundo, pois somos o maior e melhor produto que a natureza já construiu.
Tudo o que construimos na vida é resultado das nossas escolhas. Todas as coisas são ondas de possibilidades, o que vai materializar em seu mundo é exatamente o que você escolher. Tentei ao longo da palestra provar a todos os presentes que isso era verdadeiro. E o modo de ser da natureza coincide com a lei DAQUELE que a construiu: Quem pede, recebe.
Acredite. Forte abraço
Pachecão

terça-feira, 25 de outubro de 2011

BAMBUÍ - MINAS GERAIS


O SEBRAE EM AÇÃO está acontendo aqui em Bambuí e está sendo realizado nas lindas instalações do CEFET. A moçada estava lá, bem como alguns empresários da cidade.
Amigos, o que nasce grande é monstro. Tudo nasce pequeno. Um grande negócio, primeiro nasce na imaginação de alguém para depois se materializar. Tudo é construído na consciência. E quem vai fazer tudo isso acontecer são as pessoas, por isso que o sucesso não é um espetáculo de um só, a palavra sucesso soletra-se e-q-u- i-p-e. Uma boa equipe, um bom time só tem um caminho: ser campeão.
O SEBRAE está aqui para capacitar os jovens empreendedores, construir com eles o melhor caminho para se chegar aonde deseja. Aonde você quer chegar? Sem essa resposta não tem como prosseguir. Os melhores consultores estão aqui pra isso, inclusive para te ajudar a descobrir qual o melhor negócio pra você e o que fazer pra chegar até lá.
O segredo é entender de gente, é gostar de gente. Constrole suas emoções, pois a forma como você sente dita a forma como você age. Saiba que estamos em uma guerra e cada um comporta de uma forma diferente. Às vezes o comportamento indevido delas não é nada pessoal, é circunstancial. Não seja pele sensível, tenha resilência e mantenha o astral e a cabeça erguida.
Adorei tudo e todos. rsrs
Forte abraço
Pachecão

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

BUZIOS - RIO DE JANEIRO

d=
Meus amigos de Buzios, adorei conversar com todos vocês. O nosso trabalho transforma vidas. Devemos preocupar com uma educação que seja capaz de estimular a reflexão e a crítica, de modo que saibam cultivar a ética, a transcendência, a cooperação, a solidariedade e o respeito à vida.
Uma educação plena, que abarque o desenvolvimento físico e intelectual, emocional, espiritual e social das crianças pequenas que estão iniciando a sua caminhada pela jornada terrena.
Eu nunca poderia pensar em educação sem amor. É por isso que eu me considero um educador: acima de tudo porque eu sinto amor.
Forte abraço
Pachecão

RIO DE JANEIRO - SÃO PEDRO DA ALDEIA


Deixo aqui para os meus amigos professores de São Pedro da Aldeia uma carta que Abrahan Lincoln escreveu ao profesor de seu filho.
"Caro professor, ele terá de aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros,
mas por favor diga-lhe que, para cada vilão há um herói, para cada egoísta, há um líder dedicado.
Ensine-lhe por favor que para cada inimigo haverá também um amigo,
ensine-lhe que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada.
Ensine-o a perder, mas também a saber gozar da vitória,
afaste-o da inveja e dê-lhe a conhecer a alegria profunda do sorriso silencioso.
Faça-o maravilhar-se com os livros, mas deixe-o também perder-se com os pássaros no céu, as flores no campo, os montes e os vales.
Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa, ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos.
Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros,
ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram.
Ensine-o a ouvir todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho,
ensine-o a rir quando estiver triste e explique-lhe que por vezes os homens também choram.
Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão.
Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço,
deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso.
Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé também em si,
pois só assim poderá ter fé nos homens.
Eu sei que estou pedindo muito, mas veja o que pode fazer, caro professor.“
Adorei viver esses momentos com todos vocês.
Forte abraço
PAchecão

RIO GRANDE DO SUL - FLORES DA CUNHA


Estive em Flores da Cunha no aniversário de 25 anos de existência da CDL. Minha intenção foi provar a todos que lá estiveram presentes que a nossa realidade, o nosso mundo e todas as coisas que nos acontecem e possuímos são construídas em nossas cabeças. Acredite ou não, essa é a verdade fundamental. Posso afirmar e dar provas dessa verdade: somos e temos o que pensamos. É na mente que construímos a nossa vida. A prosperidade começa nos pensamentos, depois ela se manifesta nas ações e por fim materializa em nosso cotidiano. É incrível, mas é assim que o processo se desenvolve.
A ferramenta utilizada para a fabricação do nosso mundo é o pensamento. Nossas alegrias e tristezas são produzidas no interior das nossas cabeças e no plano secreto de nossos pensamentos. Assim como cara carrancuda é resultado de pensamentos sombrios, manifestação de alegria é consequência de bons e alegres pensamentos. Por isso, pense sempre o bem, busque o bem, esteja sempre bem para que o bem possa manifestar em sua vida. O nosso interior é mais importante que o nosso exterior, o exterior inclusive é produzido pelo interior. Trabalhe o seu interior, se for uma pessoa bem sucedida por dentro será também por fora. O que está fora é reflexo do que está dentro. As coisas invisíveis são mais importantes que as visíveis.
Forte abraço
Pachecão

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

SÃO FRANCISCO DO SUL - SC - ARCELOR MITTAL


Olá amigos, estou na terceira cidade mais antiga do Brasil, em São Francisco do Sul participando da SIPATMA na Arcelor Mittal. Encontrei uma equipe de profissionais a mil por hora, pulsação total e ali falamos sobre vida, trabalho e realização profissional e logicamente de prevenção de acidentes e preservação do meio ambiente.
O recado que ficou foi de que na vida não há certezas, tudo são probabilidades. Tudo pode acontecer. Tudo depende. Depende de você, de quem você conhecer, dos seus relacionamentos, da sua comunicação, das suas ações e etc. Fernando Pessoa já dizia "Navegar é preciso; viver não é preciso". Não há precisão nessa vida, o poeta já dizia, não há bussolas que nos oriente nessa travessia, mas há possibilidades. É impossível saber por onde andam as partículas que constituem a nossa realidade material. Aprendemos isso no colégio, o professor dizia que o elétron se encontrava no orbital e em seguida descrevia que orbital é a região do espaço de maior probabilidade de se encontrar o elétron. Sabemos que ele está ali, onde precisamente, ninguém sabe. A natureza nos nega essa informação. O que há são probabilidades e isso já é o suficiente.
O princípio que norteia a física quântica é o princípio da incerteza de Heisenberg, e norteia a nossa vida também. O nosso mundo é criado em nossas mentes para depois ser materializado. Tudo começa com uma vontade.
Valeu amigos, levarei comigo essa energia e felicidade que vivemos juntos.
Forte abraço
Pachecão

SÃO LOURENÇO DO OESTE - SANTA CATARINA


Jamais pensei em andar por terras tão distantes e por paisagens tão lindas. Contraste permanente de cores: o azul do céu cobrindo o amarelo do trigo, o verde das pastagens entremeadas de araucárias e pinheiros. E lá encontrei um povo altamente hospitaleiro e gentil. Participei do XV FORUM EMPRESARIAL com o tema MOTIVAÇÃO E ATITUDE promovido pela ASCISLO.
Meus amigos, o segredo do Sucesso é entender de gente, é saber mexer com gente, é ter paciência com gente. Para isso é necessário saber duas coisas: têm coisas que estão sob o nosso poder e têm outras que não estão.
Eu tenho poder sobre o meu comportamento, sobre os meus hábitos, sobre o que devo e o que não devo fazer, enquanto sobre as outras pessoas eu não tenho poder, então não se desespere com elas. Quando elas me fazem algo de que não gosto, eu não tenho poder sobre isso, tenho poder sobre a minha atitude com relação ao que elas me fizeram, tenho poder sobre a minha interpretação sobre o ocorrido. Diante disso tenho duas opções: ou eu a compreendo e imprimo ritmo a vida ou aborreço e fico ressentido. Opto, sem sombra de dúvidas pela primeira opção. Não sabemos a guerra que o nosso semelhante está enfrentando, suas atitudes apenas reforçam que ele está longe da sua terra prometida e que o caminho que ele terá que percorrer ainda é muito longo. Deixai-o passar e segue adiante.
Forte abraço
Pachecão

SÃO PAULO - SHOPPING MORUMBI


Meus amigos do Shopping Morumbi, torço para que vocês realizem os desejos de seus clientes e vendam muito no próximo Natal. Lembrem-se que no mundo existe apenas dois seres: pessoas e coisas. De quem são as coisas? Das pessoas. Se você quer alguma coisa, tem que falar com as pessoas. Então, inteligente que somos, devemos focar nas pessoas. Não devemos preocupar em atender os nossos clientes e sim em entendê-los.
Trabalhamos com o único ser no planeta que precisa do superfluo para viver. Estamos vivendo a síndrome da grife. O bem que eu porto é que imprime valor a minha qualidade como ser humano. Comprar para certas pessoas é tão necessário como respirar. Lembrem-se que a frieza não vende. Profissional sem paixão não causa impacto. Ninguém acende fogo com palito de fósforo apagado. Temos que estar entusiasmado.
Concentre em seu cliente, pois há uma característica que parece ser comum a todos nós: a paixão pela importância.
Trabalhe com prazer, para muitos, o trabalho não é só uma maneira de ganhar a vida, e sim, um modo de fazer a vida ganhar sentido. Faça a diferença.
Forte abraço e muito sucesso
Pachecão

sábado, 15 de outubro de 2011

TATUÍ - SÃO PAULO


Olá amigos, participei do 5o Congresso de Educação na cidade de Tatuí com o tema O VALOR SOCIAL DA EDUCAÇÃO E A TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE. Meu objetivo foi provar aos meus amigos professores a importância do nosso trabalho. Levei fotos e documentos que comprovaram a transformação que a educação promoveu na vida de um menino do interior. Conversamos por umas duas horas e durante esse tempo frisamos que mais vale uma cabeça benfeita do que uma cabeça cheia.
Nossa profissão é uma das belas do mundo. Transformamos vidas. As outras profissões também transformam, mas nós transformamos no atacado, enquanto as outras, no varejo. Somos educadores. Educamos o maior predador do mundo. A única espécie que precisa de normas de conduta para que seus indivíduos vivam em harmonia com os outros indivíduos e ou seres de outras espécies. O único bicho que precisa do superfluo para viver.
Queridos, lembrem-se que não existem ocupações insignificantes nem banais quando o trabalho é executado por pessoas extraordinárias.
FELIZ DIA PARA TODOS NÓS
Forte abraço
Pachecão

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

BELÉM - PARÁ - Feira SuperNorte


Alô amigos, participei da quarta maior feira de supermercados do País e o maior evento do varejo na Amazônia, a Convenção de Supermercados e Fornecedores da Região Norte - SuperNorte. Em sua 14ª edição, que aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de Outubro, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
Falamos sobre gente. Sobre relacionamentos. E o que devemos sempre lembrar é: Deixar transparecer a ira ou o ódio em palavras ou expressões faciais é inútil, perigoso, pouco inteligente, ridículo e vulgar. Controle-se! O melhor nessas situações é focar em outra coisa, deixar que aquilo se torne insignificante, mudando nossa atitude a respeito.
A sua maneira de sentir dita a sua maneira de agir. Direcione as suas emoções para a realização de algo que tenha valor, que esteja vinculada com o bem.
As pessoas que são loucas o bastante para pensar que podem mudar o mundo são aquelas que mudam o mundo.
Obrigado meu amigo Fábio Oliveira pelo convite e pelo carinho.
Forte abraço e bons negócios
Pachecão

sábado, 8 de outubro de 2011

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - ARCOM


Meus amigos que representam a ARCOM na Bahia, ao contrário da crença popular, vencer na vida tem muito pouca relação com a inteligência, as circunstâncias, os recursos financeiros e com a sorte. Está intimamente relacionado com um cérebro resistente ao fracasso, com a resilência. Uma grandeza que mede a capacidade de um corpo absorver impactos. O negócio é usar cada fracasso, cada decepção e frustação como oportunidade para abastecer seus talentos e paixões. Comprovaram que as duas habilidades de fundamental importância que deve fazer parte do cérebro de qualquer profissional de sucesso são: resilência e motivação.
Gostaria que sempre lembrassem: O não é a véspera do sim; O caminho do sim passa por muitos nãos. Devemos levar para as pessoas bons produtos, produtos de qualidade e que farão com que suas vidas se tornem confortáveis, seguras e divertidas.
Quem quer trilhar um caminho rumo ao sucesso não pode ter medo de trabalho, é preciso saber que esta viagem não é feita em primeira classe; às vezes é preciso atravessar desertos ou se arrastar pela areia quente.
Só conseguimos entender o cliente estando ao seu lado, convivendo com ele e conhecendo seus hábitos e para fechar essa equação devemos conhecer a sua comunicação.
Fiz isso com os meus alunos e deu certo.
Forte abraço
Pachecão

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

POUSO ALEGRE - MINAS GERAIS


Está acontecendo em Pouso Alegre a 1a Olímpiada Agrícola do Brasil. É isso mesmo! Algo inédito no mundo. Quem participa são jovens que estão cursando o ensino médio em Escolas Agrícolas ou Institutos Federais espalhados por todo o País. Como Técnico Agrícola estive lá e conversei com esses jovens que vieram de todo canto do Brasil.
Amigos, sintetizei aqui tudo que falamos hoje: A vida tem a cor que a gente pinta. O teu limite é a tua vontade. Quem ama o que faz, inflama o espírito e transmite a chama. Aquilo que conseguimos imaginar, conseguimos fazer. Você vence é na companhia dos problemas, não na ausência deles. Deus só não permitiria o mal se não tirasse dali um bem. A distância entre cada um de nós e o sucesso é de uma ideia. E essa ideia você tem quando conversa ou quando lê. O Sucesso nunca é um espetáculo de um homem só. A PALAVRA SUCESSO SOLETRA E-Q-U-I-P-E. O sucesso é 1% de inspiração, 99% de transpiração e 100% de atitude. Você compete pela qualidade e qualidade é feita por gente. Você compete pela inovação e inovação é feita por gente. O ser humano está no centro do processo. Sonhe como se fosse eterno e viva como se hoje fosse o seu último dia. Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.
Forte abraço e boa viagem de retorno
Pachecão

SETE LAGOAS - MINAS GERAIS - UNIFEMM


Conversei com os alunos do Colégio UNIFEMM e também com alguns universitários da mesma instituição. Foi o lançamento oficial da nova proposta pedagógica da escola, agora voltada para o empreendedorismo em parceria com a ETFG - Escola Técnica de Formaçção Gerencial do SEBRAE. A nova força mundial.
Conversamos por aproximadamente 2 horas e saímos do teatro convencidos de que tudo o que construímos na vida depende única e exclusivamente de nós. A física quântica comprova que aquilo que você foca é o que você tem. É tudo contigo, não adianta reclamar. Tudo é construído na consciência.
Forte abraço
Pachecão

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

SOROCABA - SÃO PAULO


A história da cidade de Sorocaba desde a sua fundação até os dias de hoje vai estar em 3D, algo inédito no mundo. De qualquer parte do planeta você poderá passear por ela, visitar pontos turísticos, museus, praças e etc. Uma bela iniciativa da Prefeitura. É uma honra fazer parte deste projeto. Obrigado, Felipe e todos os amigos, pelo convite. rsrs
Pra você conhecer mais sobre o projeto: http://vimeo.com/28891545
Forte abraço
Pachecão

sábado, 1 de outubro de 2011

JABOTICATUBAS - VILMA ALIMENTOS


Meus amigos da VILMA ALIMENTOS, o mundo é nosso! Construimos a nossa vida através dos nossos pensamentos, sentimentos e intenções. Quem define o que seremos e o que teremos somos nós. Nunca deixem de acreditar. A natureza nos ensina as regras do jogo e da vida, basta segui-las. Vivemos momentos maravilhosos. O tempo que uma pessoa passa sorrindo é o tempo que ela passa com os deuses.
Devemos levar as pessoas bons produtos, produtos que farão com que suas vidas se tornem confortáveis, seguras e divertidas.
Credibilidade é o maior patrimônio do vendedor; vender, além de tudo é confiança;
Um bom vendedor nunca tem medo da concorrência; A sedução é uma ferramenta de venda; O que vai determinar a venda é o atendimento.
Boas vendas! Muito sucesso a todos!
Forte abraço
Pachecão

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - CDL


Meus amigos lojistas, empresários e colaboradores, tudo nesse mundo é possível. Se uma locomotiva de 2 km de extensão desenvolver uma velocidade próxima a velocidade da luz, algo em torno de 300.000 km/s, o seu comprimento pode se reduzir a espessura de uma folha de papel. O mundo é louco! Nós vemos o mundo não como ele é, mas da forma que escolhemos que ele seja.
A ciência nos confirma que no mundo não há certezas, o que há são probabilidades. Todas as coisas são prováveis de acontecer. A palavra chave é: DEPENDE. Depende das nossas atitudes, das nossas escolhas, da nossa competência, do nosso esforço, da nossa capacidade de assimilar os contratempos (resilência), da nossa motivação, das nossas crenças e de muitas outras variáveis inclusive DE QUEM VOCÊ CONHECER PELO CAMINHO. As pessoas que você conhecer farão toda a diferença. No mundo só tem dois seres: pessoas e coisas.
Foi sobre isso que conversamos na CDL de Belo Horizonte.
Forte abraço
Pachecão