sexta-feira, 22 de julho de 2011

SOROCABA - SÃO PAULO



Participei do 13° Seminário Internacional de Educação na belíssima cidade de Sorocaba. Adorei conhecer vários professores, Sandra Paschoal e outros profissionais de educação, bem como Rubem Alves, Francisco Javier Urra, Terezinha Rios e Augusto Cury.
Amigos, o professor assim como qualquer outro líder tem que energizar, motivar e inspirar sua equipe, em vez de irritar, deprimir e controlar. Ele tem que encantar antes de ensinar, de indicar caminhos e estabelecer metas.
Durante a caminhada percebi como é difícil para as pessoas ser simples, como elas têm medo de se mostrar despojadas. As pessoas decididas e francas são as mais simples. Percebi também como elas não gostam de mudar sua rotina. Esquecem de que a mudança é um insumo básico para a fábrica da vida, o melhor é encará-la como uma oportunidade e não como uma ameaça.
Nossa profissão é uma das belas do mundo. Transformamos vidas. Somos educadores. Educamos o maior predador do mundo. A única espécie que precisa de normas de conduta para que seus indivíduos vivam em harmonia com os outros indivíduos e ou seres de outras espécies.
Educamos também o único bicho do planeta que precisa do supérfluo para viver. Temos tudo e achamos que nada temos. Mesmo sendo finitos nossos desejos são infinitos, queremos a eterna segurança, o eterno amor, a eterna realidade material.
Forte abraço
Pachecão

4 comentários:

Cacilda Moro disse...

~Pachecão estava no seminário e vc me fez tomar a decisão de aprender a dirigir!!! Cacilda Bjssssss e obrigadaaaaa!!!

Bela Ju disse...

Olá querido professor, estive lá e vez por outra ainda me pego rindo de suas histórias, suas verdades tão profundas mas ditas num ritmo de festa, de alegria, de bem - estar.
Sua palestra foi especial e fundamental para completar nosso seminário.
Obrigada por sua contribuição em minha vida!
Abraços,
Ju

tbém tenho um blog e nossas fotos estão postadas lá... fique a vontade para sequestrá-las

http://belinhaxpan.blogspot.com/

Compartilho hj com vc este texto...
http://belinhaxpan.blogspot.com/2009/02/pra-volta-as-aulas.html

Bela Ju disse...

kkkkkkkkk

depois de vc...

tudo é

uhuuuuuuuuuuuuuuuuu

falta aprender a dinâmica do braço girando a 360 por hora, kkkkkkkk

Professor Pachecão disse...

Minhas amigas Cacilda e Bela Ju. rsrs.
Confesso que vivi intensamente aqueles momentos. Foi uma catarse. Surtei de felicidade. rsrs. Comportei de forma semelhante como se deve comportar dentro de uma sala de aula. Devemos ter brilho nos olhos e um pique de alta octnagem. Se não bate essa emoção quando estamos diante dos nossos alunos concordo com a Cacilda em mudar de profissão e dirigir uma bela carreta rsrsrsrs
Se bater fortes emoções, transforme a vida dos seus alunos, mostre como é bela a vida e que nós podemos fazer valer nossos talentos. Ensinar é a forma mais sublime de dizer que a vida vale a pena.
Forte abraço, Bela Ju e Cacilda. Tudo de bom pra vocês
Pachecããããão