quinta-feira, 4 de junho de 2009

PATOS DE MINAS / MG


O recadinho que deixarei para os alunos de direito da UNIPAM vem do filósofo Ernst Bloch quando do seu aniversário de 90 anos. Nessa ocasião ele disse: “descobri em minha vida que o desejo é a única qualidade honesta do ser humano”. Em tudo o ser humano pode mentir. Podemos apresentar em público nossas virtudes, mas com fingimento. Em tudo pode imiscuir-se algo inautêntico e falso. O amor pode não ser autêntico. A cortesia pode ser forçada. A ajuda pode provir de motivos egoístas. Basta examinar uma vez com toda honestidade nossas atitudes: nossa justiça pode estar misturada com crueldade; nossa dedicação ao próximo, com pretensão de bens materiais; nossa ajuda, com interesses de poder. Só uma coisa não conseguimos falsificar: o desejo.
Talvez seja por isso que o grande escritor árabe Khalil Gibran, certa vez disse: “Para entender o coração e a mente de outra pessoa, não olhe para o que ela conseguiu, mas para o que ela deseja”.
Galera, "basta ser sincero e desejar profundo, você será capaz de sacudir o mundo" e é. Boto a maior fé em todos vocês. Pensem nisso!

Forte abraço

Pachecão

Nenhum comentário: