segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

JUIZ DE FORA - MG


Estive em Juiz de Fora conversando com os gerentes de todas as agências da Caixa Econômica Federal da região da Zona da Mata mineira. Falamos de física e de suas implicações no nosso cotidiano. Adorei conversar com eles, afinal estava diante de profissionais que mexem com a parte mais sensível do corpo humano: o bolso.
Além do que foi dito, gostaria de deixar mais esse recadinho para os líderes que lá encontrei.
“Aquele que quiser liderar deve primeiro poder liderar a si mesmo. Ele tem de saber lidar com seus pensamentos e sentimentos, com suas necessidades e paixões. Pois assim saberá quais as emoções que o impelem, quais as necessidades que nele afloram e quais as paixões que o determinam. É necessário que o líder examine a fundo seus sentimentos e pensamentos, caso contrário misturará constantemente sua tarefa de liderança com suas necessidades não resolvidas. E as suas paixões reprimidas determinarão suas emoções e o impedirão de liderar de forma clara. Se uma pessoa investida em cargo de liderança dominar os instrumentos de organização e controle, mas for pessoalmente instável e descontrolada, poderá por um curto período de tempo até mesmo reduzir os gastos de sua empresa; mas, ao final, acabará por contaminar a empresa com sua imaturidade e refreará a motivação dos colaboradores. Somente aquele que se torna consciente de si mesmo estará isento de suas necessidades inconscientes e suas paixões reprimidas embacem sua maneira de ver as coisas e adulterem sua liderança.”
É isso. Feliz ANO NOVO irmãozinhos.

Muita paz e saúde.

Pachecão

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

MONJOLOS - MG


Passei pela estrada que liga Santo Hipólito a Monjolos e me apaixonei. Essa foi uma das paisagens mais lindas que já presenciei. Em cada curva uma grata surpresa e o desejo de perpetuar a emoção gerada faz com que seu dedo fique permanentemente ligado à máquina fotográfica. Vê-se nas pedras a marca das picaretas e ao longo do caminho uma vegetação fechada ladeada por um rio de águas turvas e paredões habitados por árvores com suas raízes aéreas. O povo é a riqueza maior deste município, a hospitalidade e a simpatia dessa gente faz com que cada estrangeiro se sinta em casa e a vontade de permanecermos por aqui é tão forte que nos faz esquecer o caminho de volta.
Conversei com as lideranças da cidade durante duas horas sobre as potencialidades do município e aqui fica registrado o que de mais importante foi dito. O papel do líder não é só falar bem e conduzir de forma política os conflitos grupais, é também mobilizar as pessoas para que elas se comprometam com a missão, à visão e as estratégias da região, em vista de resultados a alcançar. Monjolos será dentro em breve um dos lugares mais visitados do Brasil.

Valeu irmãozinhos! Amei todos vocês.

Forte abraço

Pachecão

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

SÃO LOURENÇO - MG


Amei retornar a São Lourenço, afinal aqui vivi momentos inesquecíveis. Isso se deu em janeiro de 87, ou seja, a vinte e um anos e onze meses atrás, quando diretamente de Laranjal me dirigi a essa maravilhosa cidade para passar minha lua de mel.
Tudo mudou para melhor, a cidade, os negócios, as pessoas, a economia e até eu mesmo. Transformações radicais vivi entre esses dois encontros, suportei avalanches por fora e terremotos por dentro, atravessei desertos, superei obstáculos e caminhei por terrenos jamais imaginados, o desconhecido tornou-se meu parceiro inseparável, até que deparei-me comigo mesmo. Retorno completamente transformado, uma coisa posso afirmar com toda garantia: sou muito melhor hoje e muito mais feliz também.

Valeu São Lourenço! Valeu amigos que comigo viveram uma noite inesquecível!
Adorei ficar junto com todos vocês essas duas horas e meia de conversa!

Forte abraço

Pachecão

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

NITERÓI - RJ


Pela segunda vez estive nessa maravilhosa cidade conversando com os amigos sobre Física, sonhos, vida, situação financeira do mundo e das pessoas, fantasia do cliente, entre outras coisas e quero dizer que amei estar aqui.
O recado que gostaria de deixar registrado para todos é: O novo ambiente de trabalho é movido à inovação, colaboração e competição na medida certa, empreendedorismo e tecnologia. Esta é a receita do sucesso. A Pixar de Steve Jobs é um exemplo disso, ela provou que a força das idéias, apoiada numa cultura de estímulo à criatividade, pode transformar o destino de uma organização. Além disso devemos conjugar a todo instante o verbo perdoar, perdoe sempre, setenta vezes sete se for o caso, na maioria das vezes, as ofensas não foram intencionais, ou foram inevitáveis, produtos das circunstancias, ou nem foram tão graves assim. Outra dica importante - saia da inércia: prepare-se melhor, surpreenda os consumidores com um serviço excepcional; antecipe necessidades, inove, adiante-se aos prazos, entregue mais do que promete.
Não tem crise que te abale, pois nada resiste ao trabalho.

Forte abraço.

Pachecão

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

PRIMAVERA DO LESTE - MT


Tenho muitas coisas a dizer sobre Primavera do leste, mas direi apenas duas, pois são as mais importantes para este momento: a primeira é que ela é simplesmente um show e a segunda que amei estar aqui. Para mim isso não tem preço, sinto-me, literalmente, em casa. Adorei passar com os amigos duas horas e meia de boa conversa. Falamos de átomos, de vida, de sucesso e da mãe natureza. Gostaria de compartilhar com todos essa belíssima poesia do poeta Carlos Rodrigues Brandão que sintetiza muito bem o que foi falado na palestra a respeito do que verdadeiramente somos.

Somos feitos de terra e de água
E assim somos eternos como a vida
E somos passageiros como a flor....
Somos a memória, a história e a poesia ...
Somos o espaço e o tempo...
Somos o silêncio e a lembrança...
A espera somos nós e somos a esperança...
Pois não somos mais e nem menos do que o todo
e nem somos menos e nem mais que tudo.

Irmãozinhos, um forte abraço e muita saúde.

Pachecão

RONDONÓPOLIS - MT


Estive na belíssima Rondonópolis e adorei. Gostaria de lembrar aos amigos desta terra de muita fartura e abundância que a nossa vida é construída sobre o que nós pensamos, falamos e fazemos. Outro recado que também gostaria de deixar aqui registrado é sobre a importância do trabalho em equipe. A essência da gestão consiste exatamente em formar um time coeso, que trabalhe em sintonia. Ao somar as habilidades e os conhecimentos de cada um, multiplicam-se os resultados positivos. Nessa etapa, a grande dificuldade consiste em lidar com pessoas que apresentam perfil avesso ao trabalho em conjunto. É bom saber que isso acontece em todos os ambientes humanos, sejam de natureza religiosa, social ou empresarial. São as pessoas elefantes e as serpentes. As pessoas cujos egos podem encher uma sala sem deixar espaço para mais ninguém são as elefantes e as serpentes são aquelas que geram desconfiança a ponto de destruir qualquer trabalho em equipe. Administrar com maestria tudo isso é o que leva a organização ao sucesso.

Forte abraço

Pachecão

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

JACIARA - MT


A emoção de estar em Jaciara foi tão grande que me esqueci de tirar, durante a palestra, uma foto com o teatro lotado para publicá-la aqui. Quando me lembrei a maioria das pessoas já haviam deixado o local, mesmo assim convidei os amigos que ainda estavam por ali a fazer uma pose para que assim eu pudesse registrar a minha passagem por esta maravilhosa cidade.
Gostaria de registrar que adorei as pessoas desta terra, conversamos sobre vários assuntos, um deles foi sobre relacionamento. Disse-lhes que quando tratarmos com pessoas, lembremo-nos de que não estamos tratando com criaturas de lógica. Estamos tratando com criaturas emotivas, criaturas suscetíveis às observações norteadas pelo orgulho e pela vaidade.
Falamos também sobre a necessidade de se ter um objetivo, uma meta. Se você quer que sua vida tenha impacto, focalize – a. Deixe de ser inconstante. Pare de tentar fazer de tudo. Faça menos. Corte até mesmo as boas atividades e faça somente o que for mais importante. E nunca confunda atividade com produtividade, pois tem gente que trabalha muito e produz pouco.

Valeu moçada. Valeu Jaciara. Adorei todos vocês.

Forte abraço

Pachecão

BARRA DO GARÇAS - MT


Enfim, realizei o tão desejado sonho de conhecer Barra do Garças. Na década de 70, mais precisamente em 78, estava em Andaraí – BA fazendo Projeto RONDON e numa conversa com os amigos universitários do Rio de Janeiro sobre participações em projetos anteriores, uma moça nos disse que a melhor de todas, para ela, foi numa expedição a Barra do Garças. Desde aquele dia tive vontade de passar por aqui. Vim, vi e amei.
Adorei tudo e todos. Nossa palestra durou quase três horas, falamos sobre vida e sucesso. E o recado que gostaria de registrar aqui é sobre INOVAÇÃO.
Inovar é fazer algo diferente daquilo que já existe, ou de uma forma diferente daquela que já existe.
O primeiro passo para realizar uma inovação é perceber a necessidade de melhorar. O segundo é transformar essa necessidade em realidade. Mas inovação não é um processo rápido, exige aprendizado e paciência. Para inovar é preciso ter criatividade. Criatividade é a habilidade de pensar e a habilidade de imaginar as coisas do dia-a-dia de uma maneira diferente. Inovação é mais do que só ter criatividade. É usar a criatividade para construir algo novo e, principalmente, útil para a vida das pessoas, seja um produto ou um serviço inovador.
É isso. Forte abraço irmãozinhos de Barra do Garças. Muita paz e saúde.

Falô legal! Pachecão